sexta-feira, 1 de outubro de 2010

(Re)Unidos no... Freixo (Porto) até Adaúfe (Braga)

Desta vez a (Re)União foi a um sábado em prol do já tão habitué "Domingo de manhã" (quem não se lembra do nosso Sousa).
Era suposto "arrancarmos" às 8 horas matinais, não fosse o Exmº Sr Vieira (habitualmente definido como Sr. Amorim) chegar com 3 minutos de atraso em relação à hora marcada, sendo que pretendia ás 7:30 da matina, enfim, adiante, já sabemos o que a casa gasta!
Iníciámos o percurso pela Estrada Exterior da Circunvalação (N12 para quem não saiba...) seguindo para a Via Norte (N12 + 2 = N14...), tendo sido todo o percurso realizado nesta última rodo-ciclo-via, da qual ao início sofremos passagens tangenciais de veículos motorizados de 4 ou mais rodas. Passagens emblemáticas por: bordas da cidade da Maia, Trofa, Famalicão (pausa para a imprescindível toma de cafeína), Braga e, por fim, Adaúfe.
Chegados ao destino, aparcámos as respectivas montadas e dirigimo-nos apressadamente em direcção à fonte alcoólica mista de Favaios com cerveja. Para compensar a explosiva energia adquirida, procedeu-se entãa a um mini-campeonato de matraquilhos (puxar ferro...), não tendo (ainda...) a respectiva classificação final sido homologada por protesto de uma das equipas intervenientes. Finalmente surgia a hora do tão desejado manjar. Dirigimo-nos à sala de jantar, ou melhor, de almoçar, na qual a nossa mesa estava identificada por um documento identificativo tamanho A5 (A4 rasgado) com os dizeres: "Saijá = Barbatana", através do qual imediatamente identificámos a nossa mesa (anexa-se foto).




Como entradas para o tão desejado fiel amigo não cair no vazio, tivemos azeitonas, presunto e broa (não de A20s) para nos almofadar o estômago, regadas com sumo de uva branca bem geladinho.

Por fim, o milagre aconteceu, com o surgimento das travessas de barro ornamentadas com generosas postas do fiel amigo, guarnecidas com batatas fritas às rodelas e cebola (Bacalhau à moda de Braga).
Cada travessa se destinava a duas pessoas excepto a do Sr. João Saijá que teve o privilégio de "devorar" uma sózinho!




Não sendo para si suficiente o descrito conduto, o Sr. Amorim solicitou a vinda de uma travessa complementar de arroz (branco), vulgo enfarta-burros (sem ofensa para os burros...). Como sobremesa tivémos o famosíssimo e tradicional Romeu e Julieta (Queijo e Marmelada).
Findo o manjar, foi ofertada pela Gerência uma garrafa de água com gás a cada participante, sendo de seguida a companhia gastronómica desfeita, com o início da muito pouco desejada, mas obrigatória, viagem de regresso, que no início se revelou bastante lenta, estragando a média até aí conseguida.

Paragem na zona da Trofa para água com gás em detrimento de nova dose de cafeína. Retomando o regresso, o Sr. Amorim, já perto da Maia, presenteou-nos com uma belíssima paragem devido a um mui desejado e cristalino som de "furuuuuu", que foi agradável não só pelo "forçado" descanso como também por proporcionar a já há muito desesperada "descarga líquida de sais"!

Chegada cerca das 17h30 à Rotunda de Rebordãos (N12) onde nos separámos em dois grupos (consoante os diferentes destinos) e dando assim, oficialmente, por finalizado o passeio.

Os bravos participantes foram: Sr. João Saijá, Sr. Mário II, Sr. Mário, Sr. Amorim, Sr. Delfim, Sr. Miguel, Srs Paulo Castro e Lemos.















7 comentários:

  1. Anónima-quem-serei?1 de outubro de 2010 às 14:55

    Ora muito me contam!
    Só boas notícias, a começar pela notícia em si (nela...).
    Só tenho pena de não ter ido, mas apesar de tudo fico contente por haver relato (e fotos) mesmo quando não estou presente! Espero que seja o início de uma "nova era" nos Unidos e que os outros elementos (per)sigam o Paulo Lemos nesta "tirada"...
    Inté!

    ResponderEliminar
  2. COMO FOI BONITO IR Á MINHA TERRA, MAS NEM TODOS TEM ASSIM UMA TERRA PARA MOSTRAR E AQUELES QUE A TEM NÃO SÃO CAPAZES OU NÃO O QUEREM FAZER.

    ResponderEliminar
  3. Mas afinal fizeram greve neste blog? Noticias?

    ResponderEliminar
  4. Bora lá cambada dar vida ao nosso blogue

    ResponderEliminar
  5. Se fizeres comentários no nosso blogue o Pai Natal vai dar-vos uma prenda!!!!

    ResponderEliminar
  6. Vamos lá não sejam piegas!!!!

    ResponderEliminar
  7. Então ó cambada somos Unidos ou não???? Bora lá fazer jus ao nome!!!! Deixem de ser piegas!!!
    Falem,::: desabafem::: desabafem::: digam de vossa justiça Amuar porquê? quem cala consente!!!!

    ResponderEliminar