sexta-feira, 1 de outubro de 2010

(Re)Unidos no... Freixo (Porto) até Adaúfe (Braga)

Desta vez a (Re)União foi a um sábado em prol do já tão habitué "Domingo de manhã" (quem não se lembra do nosso Sousa).
Era suposto "arrancarmos" às 8 horas matinais, não fosse o Exmº Sr Vieira (habitualmente definido como Sr. Amorim) chegar com 3 minutos de atraso em relação à hora marcada, sendo que pretendia ás 7:30 da matina, enfim, adiante, já sabemos o que a casa gasta!
Iníciámos o percurso pela Estrada Exterior da Circunvalação (N12 para quem não saiba...) seguindo para a Via Norte (N12 + 2 = N14...), tendo sido todo o percurso realizado nesta última rodo-ciclo-via, da qual ao início sofremos passagens tangenciais de veículos motorizados de 4 ou mais rodas. Passagens emblemáticas por: bordas da cidade da Maia, Trofa, Famalicão (pausa para a imprescindível toma de cafeína), Braga e, por fim, Adaúfe.
Chegados ao destino, aparcámos as respectivas montadas e dirigimo-nos apressadamente em direcção à fonte alcoólica mista de Favaios com cerveja. Para compensar a explosiva energia adquirida, procedeu-se entãa a um mini-campeonato de matraquilhos (puxar ferro...), não tendo (ainda...) a respectiva classificação final sido homologada por protesto de uma das equipas intervenientes. Finalmente surgia a hora do tão desejado manjar. Dirigimo-nos à sala de jantar, ou melhor, de almoçar, na qual a nossa mesa estava identificada por um documento identificativo tamanho A5 (A4 rasgado) com os dizeres: "Saijá = Barbatana", através do qual imediatamente identificámos a nossa mesa (anexa-se foto).




Como entradas para o tão desejado fiel amigo não cair no vazio, tivemos azeitonas, presunto e broa (não de A20s) para nos almofadar o estômago, regadas com sumo de uva branca bem geladinho.

Por fim, o milagre aconteceu, com o surgimento das travessas de barro ornamentadas com generosas postas do fiel amigo, guarnecidas com batatas fritas às rodelas e cebola (Bacalhau à moda de Braga).
Cada travessa se destinava a duas pessoas excepto a do Sr. João Saijá que teve o privilégio de "devorar" uma sózinho!




Não sendo para si suficiente o descrito conduto, o Sr. Amorim solicitou a vinda de uma travessa complementar de arroz (branco), vulgo enfarta-burros (sem ofensa para os burros...). Como sobremesa tivémos o famosíssimo e tradicional Romeu e Julieta (Queijo e Marmelada).
Findo o manjar, foi ofertada pela Gerência uma garrafa de água com gás a cada participante, sendo de seguida a companhia gastronómica desfeita, com o início da muito pouco desejada, mas obrigatória, viagem de regresso, que no início se revelou bastante lenta, estragando a média até aí conseguida.

Paragem na zona da Trofa para água com gás em detrimento de nova dose de cafeína. Retomando o regresso, o Sr. Amorim, já perto da Maia, presenteou-nos com uma belíssima paragem devido a um mui desejado e cristalino som de "furuuuuu", que foi agradável não só pelo "forçado" descanso como também por proporcionar a já há muito desesperada "descarga líquida de sais"!

Chegada cerca das 17h30 à Rotunda de Rebordãos (N12) onde nos separámos em dois grupos (consoante os diferentes destinos) e dando assim, oficialmente, por finalizado o passeio.

Os bravos participantes foram: Sr. João Saijá, Sr. Mário II, Sr. Mário, Sr. Amorim, Sr. Delfim, Sr. Miguel, Srs Paulo Castro e Lemos.