segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Unidos aos bocadinhos

Não, não se trata de um novo filme de terror de "Rollywood"!
A verdade é que uns "pouquinhos" (mais concretamente 3...) de "Unidos" se encontraram no local do costume para um passeiozinho higiénico...
De destacar que apenas o nosso mecânico Delfim (apesar de se ter esquecido de algo "do top"...) vinha de equipamento completo, ou seja, lenço, camisola e calção; o Paulo Lemos ficou-se pelos calções do grupo, e eu do equipamento só trazia as cores... Assim sendo, e como medida que se pretende correctiva e educadora, não há fotos pra ninguém!  ;)
Como o tempo estava "fracote" decidimos que era salutar ir para sul pois não correríamos o risco de apanhar muita gente em deambulações "praiísticas". Esmoriz foi o destino escolhido e, com a presença de nuvens ameaçadoras e ar húmido-quanto-baste lá fomos rolando a um ritmo agradável apenas importunado por eventuais comboios passantes.
De referir que o Sr. Mário, apesar de não ter estado fisicamente presente, providenciou mais uma vez uma banda bombeirante que tocou à nossa passagem pela Aguda... Desde já o nosso agradecimento!
Chegados a Esmoriz ao estabelecimento que nos forneceria a usual cafeína, tivemos a companhia de um simpático grupo de ciclistas que incluía (entre outros!), uma senhora (Cristina) recém-entrada nestas lides (dado serem escassas, é sempre bom ter - e os meus colegas homens acrescentarão "ver" eh eh!- senhoras a pedalar!), um senhor que conhecia o Paulo (de vista) devido a frequentarem a mesma loja de bikes em Gondomar, e ainda o sr. Firmino, um jovem senhor de pelo menos 75 anos e exemplo de como é bom fazer ciclismo por muitos anos...
Tivemos o café pago por eles e fizemos a viagem de regresso todos juntos num ritmo descontraído e trocando impressões. A ensombrar este agradável périplo tivemos, junto ao campo de Golfe uma colisão: entre o ombro de um colega conhecido do Delfim e do Paulo que entretanto se tinha juntado "à cauda do grupo" e o elemento masculino de um casal de transeuntes que deambulava pela berma da estrada. Como, felizmente, o incidente não teve consequências de maior, dispensou-se a presença do INEM e o grupo seguiu viagem. A dada altura juntou-se ao grupo a Deolinda Carracena, atleta de BTT XCO e também de ciclismo de estrada - manifesto aumento da ciclística feminina! - que nos "rebocou" até ao cais de Gaia, onde alguns elementos "dispersaram", tendo os restantes seguido até à Rotunda "do Meio" (entre a do Freixo e a Limítrofe...) de onde se despediram e cada qual seguiu "o seu caminho"...
De salientar um sprint iniciado na Ponte D. Maria pelo senhor "que conhecia o Paulo (de vista) devido a frequentarem a mesma loja de bikes em Gondomar" (não recordo o nome...) seguindo-se de imediato a perseguição gradual de alguns elementos do grupo, que o "engoliu"  ;)
Balanço final: 72 km-mais-coisa-menos-coisa e uma boa manhã de convívio ciclista, perspectivando-se novas e longínquas pedaladas!

IOLanda